AS
CARACTERÍSTICAS DO ART NOUVEAU
Tendo
a crise gerada pela industrialização como sua primeira apreensão, as
manifestações do Art Nouveau se mostram constantemente preocupadas em conferir
a habilidade de seus representantes na exploração de traços obtidos na
natureza. A sinuosidade e a complexidade das formas operavam como um tipo de
confirmação dos limites que a produção industrial teria no mundo das artes. Em
outras palavras, a existência de formas de plantas e animais demonstraria a
exata distância que difere o labor artístico da reprodução realizada pelas
máquinas.
Ao mesmo tempo, devemos
também frisar que as opções desse estilo estavam manifestadas na escolha de
materiais que se afastavam da matéria-prima comumente encontrada nos ambientes
fabris. Os materiais deveriam reforçar a singularidade da ação artística, sendo
dessa forma, trabalhados por meio de tantas etapas e processos que não poderiam
se adequar precisamente à determinação de um produto que pudesse ser refeito
utilizando-se dos mesmos materiais e da mesma técnica. Sem dúvida, tínhamos uma
engenhosa provocação ao poder que as máquinas galgavam naquela época.
Também devemos aqui
salientar que o Art Nouveau teve grande força para que seu estilo se
manifestasse em diferentes campos da arte. Dessa forma, quadros, móveis,
objetos de decoração e edifícios integraram essa mesma tendência. No campo das
artes plásticas, podemos destacar o legado de Gustav Klimt (1862 - 1918), autor
de "O beijo" (1907); Henri de Toulouse-Lautrec (1864 - 1901), que
assina "Baile no Moulin Rouge" (1890); e Pierre Bonnard (1867 -
1947), criador de "Prato de Maçãs em Cima de uma Mesa" de 1905.
Na arquitetura e na
decoração é possível encontrar um grande número de objetos representantes de
tal tendência. Tanto na parte externa como interna das construções, observamos
a existência de labaredas, flores, folhagens e animais que conferiam a
organicidade e a naturalidade pretendida pelos seus autores. Entre outros,
podemos reservar especial destaque ao legado de Antoni Gaudí (1852 - 1926), que
se notabilizou pelos mosaicos encontrados no Parque Guell e as grandes e
surpreendentes formas exploradas na Catedral da Sagrada Família, situada em
Barcelona.
Em terras brasileiras,
o Art Nouveau acabou surgindo como uma grande influência da produção europeia.
A edição de vários cartazes e revistas do início da República apresentava uma
ornamentação ocupada por formas florais e curvilíneas. Na cidade de Manaus, a
prosperidade econômica trazida pelo comércio da borracha abriu espaço para esse
novo tipo de concepção. Em geral, a influência do estilo foi comumente chamada
pelo nome de "arte floreal".
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