O
ACADEMISMO
Após
o desaparecimento dos grandes mestres renascentistas, dos quais Ticiano foi o
último, a pintura italiana sofreu sensível decadência. Os pintores possuíam
apenas a técnica, mas não transmitiam emoção. Foi, então, em face disso, que
três pintores resolveram fundar na cidade de Bolonha, uma academia de pintura.
Os três eram parentes, os Carracci – Aníbal (1560/1609), Agostinho (1557/1602)
e Ludovico (1555/1619).
Em
1585 a academia recebeu o nome de ‘Academia dos Bem Encaminhados’, segundo a
doutrina deles, a pintura se destinaria a representar, temas, assuntos, cenas e
acontecimentos de valor elevado, de ordem moral e espiritual. A inspiração
deveria vir, portanto, da mitologia grega. Portanto o pintor deveria ser
erudito, conhecedor de história, religião, literatura e filosofia. Precisavam
conhecer anatomia, porque a essência da beleza estava no corpo humano,
corretamente proporcional.
Ainda,
segundo o programa dos Carracci, os mestres do Renascimento haviam sido
insuperáveis em determinadas técnicas e recursos expressivos: Leonardo Da Vinci
era mestre na técnica do ‘claro-escuro’; Miguel Ângelo, no desenho; Rafael, na
composição; Ticiano, no colorido. Então, para que um pintor produzisse uma obra
prima, bastaria reunir todas as qualidades marcantes desses mestres. O pintor
deveria começar a aprender desenho copiando as cópias das estátuas antigas,
gregas e romanas, para depois passarem a desenhar diretamente a figura humana,
o modelo profissional de atelier, bem proporcionado, bonito, em atitudes
copiadas das estátuas clássicas.
As
academias, de maneira geral, sustentavam a opinião de que se deve exigir de
todo o artista, um certo padrão de qualidade técnica e artesanal.
A
Torre Eiffel é um dos exemplos mais significativos da arquitetura do século
XIX. Foi projetada pelo arquiteto francês Gustave Eiffel entre 1887 e 1889,
para se tornar um símbolo da Exposição Universal realizada em Paris em 1889.
Ela mede 305 metros de altura, com uma largura máxima, ao nível do solo, 125
metros. Foi a estrutura mais alta do mundo até a construção do Edifício
Chrysler em Nova York, em 1930
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