NEOCLÁSSICO (1780 a 1820)
Neoclassicismo (neo = novo)
foi um movimento artístico que se desenvolveu especialmente na
arquitetura e nas artes decorativas. Floresceu na França e na Inglaterra, por
volta de 1750, sob a influência do arquiteto Palladio (palladianismo), e
estendeu-se para o resto dos países europeus, chegando ao apogeu em 1830.
Inspirado nas formas greco-romanas.
Expressou os valores próprios de
uma nova e fortalecida burguesia, que assumiu a direção da Sociedade europeia
após a Revolução Francesa e principalmente com o Império de Napoleão.
Quando
os movimentos revolucionários estabeleceram repúblicas na França e América do
Norte, os novos governos adotaram o neoclassicismo como estilo oficial por
relacionarem a democracia com a antiga Grécia e República Romana. A imagem das
cidades mudou completamente. Derrubaram-se edifícios e largas avenidas foram
traçadas de acordo com as formas monumentais da arquitetura renovada. A Igreja
de Madeleine (Paris), é uma amostra incontestável do retorno da arquitetura
clássica que se verificou durante a época napoleônica.
Durante
este período, as cidades foram invadidas por edificações colossais, como o
célebre Arco do Triunfo, em Paris, construído em homenagem às vitórias de
Napoleão.
Tanto nas construções civis
quanto nas religiosas, a arquitetura neoclássica seguiu o modelo dos
templos greco-romanos ou o das edificações do Renascimento italiano.
Exemplos dessa arquitetura são a igreja de Santa Genoveva, transformada depois
no Panteão Nacional, em Paris, e a Porta do Brandemburgo, em Berlim.
A pintura desse período foi
inspirada principalmente na escultura clássica grega e na pintura renascentista
italiana, sobretudo em Rafael, mestre inegável do equilíbrio da
composição. Figuras em primeiro plano sem profundidade e pinceladas suaves.
Enfatizavam a linha e o
desenho, que tinha apelo para o intelecto, ao invés da cor, que excitava
os sentidos. Composições sólidas, pinturas polidas. Desenho, formas claras
e exatas da beleza idealizada refletindo o racionalismo dominante. Exatidão nos
contornos e harmonia no colorido.
Jacques-Louis David: foi
considerado o pintor da Revolução Francesa, mais tarde, tornou-se o pintor
oficial do Império de Napoleão. Durante o governo de Napoleão, registrou fatos
históricos ligados à vida do imperador. Suas obras geralmente expressavam
um vibrante realismo, mas algumas delas exprimiam fortes emoções. Interesse na
antiguidade, moralidade e senso de ordem. Arte séria, ilustrava temas
da história antiga e mitologia.
Jean Auguste Dominique Ingres:
Sua obra abrange, além de composições mitológicas e literárias, nus, retratos e
paisagens, mas a crítica moderna vê nos retratos e nus o seu trabalho mais
admirável. Ingres soube registrar a fisionomia da classe burguesa do seu
tempo, principalmente no gosto pelo poder e na sua confiança na
individualidade.
Na escultura o
movimento buscava inspiração no passado. A estatuária grega foi o
modelo favorito pela harmonia das proporções, regularidade das formas e
serenidade da expressão. Apesar disso, não atingiram a amplitude nem o espírito
da escultura grega. Também foi menos ousada que a pintura e arquitetura de seu
tempo.
No
Brasil, o neoclassicismo teve início em 1816, com a chegada da Missão Artística
Francesa e a fundação da Escola Real de Artes e Ofícios. Portanto, podemos
dizer que o movimento teve grande impulso com as ações de D. João VI, que
buscavam incentivar o desenvolvimento cultural no Brasil.
Na
Literatura, podemos destacar o Arcadismo, que buscava retratar a vida simples
do campo e aspectos da natureza. Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manoel da
Costa foram dois escritores brasileiros que se enquadram neste contexto
cultural.
Já
na pintura, podemos destacar os pintores estrangeiros Rugendas, Taunay e
Debret. Eles retrataram, em suas pinturas, cenas do cotidiano brasileiro da
primeira metade do século XIX, além de várias paisagens, animais típicos,
indígenas e diversos aspectos da natureza.
A Casa Branca fica na cidade de Washington D.
C. (o D. C. significa Distrito de Colúmbia, que é o Distrito Federal
norte-americano). O projeto original é de autoria de James Hoban, um imigrante
irlandês que se inspirou nas mansões neoclássicas da sua terra natal.
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