1. Tema:
Navegar é preciso ...
no mundo das cores!
2. Duração:
03 meses
3. Justificativa:
Há mais ou menos cem
anos é que a humanidade começou a usar as cores com a intensidade com que o faz
hoje. Em nenhuma outra época a cor foi tão largamente empregada como em nosso
século. Há várias pesquisas sobre a preferência que os indivíduos, culturas e
sociedades manifestam por determinadas cores. As cores estão imbuídas de certos
significados que acompanham o ser humano desde os tempos mais remotos e podem
provocar reações, influindo no gostar ou não gostar de algo, amedrontar,
alegrar, entristecer, informar, enfim, as cores sempre fez parte da vida do ser
humano: sempre existiu o azul do céu, o verde das árvores, o vermelho do pôr do
sol...
Portanto, iremos viajar no mundo das
cores para desvendar os mistérios que habitam estes enigmas que nos emociona e
nos traz beleza ao contemplar sua grandiosidade em nosso dia a dia.
4. Público Alvo:
Alunos dos 6º, 7º, 8º
e 9º anos
5. Objetivo Geral:
Identificar
a importância das cores em nosso cotidiano relacionando-as com nossa vivência,
construindo, interpretando e identificando as diferentes linguagens e seus
recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de
comunicação.
6. Objetivos Específicos:
* Analisar o quanto as cores fazem parte da nossa vida sem ao menos
percebermos que elas nos dizem muito mais do que supomos;
* Reconhecer
a importância das cores em nosso cotidiano;
*
Verificar a linguagem universal das cores e seus mais diversos significados;
7. Metodologia:
Dividiremos os temas mediante as séries/turmas, com os respectivos
professores orientadores. Cada professor orientador dividirá a turma em grupos
de acordo com cada proposta. Os alunos dos 9º anos, serão os alunos
Orientadores dos grupos; cada grupo será formado com alunos de todas as séries,
de forma interdisciplinar fazendo com que os alunos interajam com todas as
séries.
Os alunos irão apresentar seus projetos
escritos, para os professores orientadores, que em seguida irão juntar-se aos
alunos orientadores, que irão distribuir e supervisionar os trabalhos dos
demais alunos.
Os
trabalhos dos alunos serão apresentados em uma mostra pedagógica, reunindo todos
os trabalhos, com a apresentação dos mesmos aos pais e toda a comunidade
escolar.
8. Estratégias e recursos:
Componentes curriculares
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Estratégias
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Recursos
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Matemática e suas tecnologias
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* Apresentar toda a parte anatômica do olho explicando como a
retina absorve a luz e faz com que enxerguemos as
cores.;
* Explicar
o Daltonismo
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* Olho de exposição
* Banner
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* Disco de Newton
* Ilusão de óptica
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* Material para confeccionar os discos:
- CD
- Impressora colorida
- Cola
- Ventilador
* As imagens de ilusão de óptica
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* A formação das cores
- Primárias
- Secundárias
- Terciárias
- Neutras
- Preta
- Branca
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* Tinta guache
* Vidro de ensaio
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* Construção de caleidoscópio
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* Caleidoscópios
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* Confecção de um arco-íris de balão
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* Balões coloridos
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Linguagem, Códigos e suas Tecnologias
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* As cores no esporte
- A mudança de faixa no Karatê e no Judô
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* Símbolo dos jogos olímpicos
- Apresentação do Karatê e do Judô e alguém para
explicar o porquê das cores
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* As cores e a moda
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* Manequins vestidos com as roupas e alguém para
explicar a influencia das cores em determinada época e ocasião: ex.:
noiva,luto, reveillón, hippes,
Restart, etc
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* Pintura em tela do abaporu
- Cores frias
- Cores quentes
- Cores primárias
- Cores secundárias
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* Telas e um aluno para falar de cada cor e falar sobre o quadro de
Tarcila do Amaral
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* Trabalho sobre policromia
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* cartolina
* giz de cera
* tinta guache preta
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Ciências da Natureza e suas Tecnologias
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A cor dos alimentos
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* Diversas frutas, verduras, legumes e alimentos
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Ciências Humanas e suas Tecnologias
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* Representar as Bandeiras do Brasil
- A história das cores utilizadas nas 10
bandeiras que o Brasil já teve até hoje.
- Explicar sobre o significado dos símbolos
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* Bandeiras
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As cores no mundo e na sociedade brasileira
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* Mosaico das etnias
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9. Cronograma:
* Janeiro: organização e divulgação dos temas e organização dos grupos;
* Fevereiro: iniciação dos trabalhos, dividindo os temas entre os
grupos; os alunos orientadores e orientação dos professores;
* Março: supervisão dos trabalhos, distribuição das funções; organização
dos preparativos para a mostra e a concretização dos trabalhos com a
apresentação.
10. Desenvolvimento:
* Piaget (1999) afirma que é por meio da
afetividade que ao passar pelas fases da vida, desde a infância até a fase
adulta, o indivíduo obtém consciência de valores morais. Com uma grande
participação do lado afetivo realizando as atividades durante seu
desenvolvimento, como os trabalhos em grupo na escola, podemos dizer que o
indivíduo após aprender sobre cooperação
por meio da socialização e das relações entre os colegas e professores,
e após aprender sobre a autonomia para tomar decisões interagindo de acordo com
a situação a qual se encontra o adolescente atinge a fase adulta e tem a sua
personalidade formada.
O autor também menciona que conforme o
adolescente é exposto diante de diversas responsabilidades, exigindo que ele se
torne cada vez mais autônomo ou em algumas situações exigindo que ele saiba
como trabalhar em grupo socializando com outros colegas ele ai perdendo algumas
formas como ele agia anteriormente como adolescente, amadurecendo.
11. Abrangência:
Pretendemos abranger toda a comunidade escolar, conscientizando a equipe
do colégio Expovest que o nosso sucesso depende da determinação e do emprenho de
cada um, no intuito de levarmos nossos alunos a compreender a importância e a
grandiosidade de um trabalho interdisciplinar.
12. Culminância:
Pretendemos dar ao aluno
visibilidade para o processo de aprendizagem em que todos trabalhem juntos em
prol de único objetivo: o conhecimento.
Pretendemos mostrar aos pais e toda a
comunidade escolar o trabalho dos alunos, para que os mesmos percebam o avanço
de seus filhos.
13. Avaliação:
A
avaliação se dará de forma coletiva mediante o trabalho do grupo, serão
convidados alunos estagiários da PUC Goiás, em que estes receberão uma
planilha, para que possam avaliar os grupos, atribuindo-lhes notas mediante
vários critérios.
14. Auto avaliação:
15. Sites pesquisados
Bibliografia:
ARANTES. V.A. DE ARAÚJO. Cognição. Afetividade
e moralidade. Educação e Pesquisa, São Paulo,v26,n2,p137-153,2000.
BECKER,F. Introdução. In:BECKER, F.A.
epistemologia do professor: O cotidiano da escola. Petrópolis. Rio de Janeiro.
1993.
LA TAILLE, Y; OLIVEIRA, M. K,; DANTAS, H.
Piaget, Vigotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo, p ed
15, summus, 1992.
Anexos:
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