sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Projeto "Escola sem Bullying"

Projeto: Escola sem Bullying

  1. Tema:  Escola sem Bullying
  2. Duração: de 8 semanas 
  3. Justificativa: Atualmente, vemos e ouvimos as mídias, as famílias, as escolas e as pessoas de uma forma em geral falar sobre bullying, principalmente quando acontece uma tragédia em que um adolescente (geralmente) a™dentra uma instituição escolar e mata alunos, funcionários, professores e na grande maioria das vezes, também se matam. Pronto! Na mesma hora todos os meios de comunicação estão divulgando e debatendo o assunto.
Passa-se um tempo (pouco tempo) e o assunto é esquecido, até que ocorra outro “incidente” (infelizmente) tão ou quanto pior que o anterior.
O Bullying sempre existiu e quem nunca foi vítima, expectador ou autor de bullying?
            Comumente, vemos no ambiente escolar crianças, desde muito pequenas, e adolescentes colocando apelidos nos colegas, discriminando-os por serem negros, obesos, por diferirem na orientação sexual, por pertencerem a religiões distintas, por pertencerem aos mais variados guetos da atualidade. Para muitos, tudo isso pode parecer normal, ou simplesmente entendido como brincadeira de crianças e/ou adolescentes, mas para aqueles que sofrem ou sofreram bullying por parte destes “valentões”, provavelmente nunca esquecerão.
            Não há tradução para a palavra bullying na língua portuguesa, mas podemos relacioná-la a superioridade física para intimidar alguém, ou seja, o “valentão”, aquele que utiliza-se de sua “superioridade” para apelidar, ofender, humilhar, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir etc outrem.
            Segundo DREYER (2005), além de causar danos cruéis, o bullying está disseminado nas escolas, e seus comportamentos característicos tendem a aumentar rapidamente com o avanço da idade dos alunos. Trabalhos internacionais têm demonstrado que a prática do bullying pode ocorrer a partir dos três anos de idade, quando a intencionalidade desses atos já pode ser observada (NETO, 2005). Os motivos que levam a esse tipo de violência são extremamente variados e estão relacionados com as experiências que cada indivíduo tem em sua família e/ou comunidade.

Produzido de forma repetitiva por um período prolongado de tempo contra uma mesma pessoa;
Acontece de forma direta e/ou indireta, por meio de agressões morais, sociológicas e psicológicas, demonstrando uma relação de desequilíbrio de poder, o que dificulta a defesa da vítima. (FANTE, 2005)

  1. Objetivo Geral: Buscaremos, através deste trabalho, mobilizar o corpo docente, discente, o administrativo, o grupo pedagógico e toda a comunidade escolar desta instituição escolar (Colégio Delta) a buscar ações de combate à prática do bullying entre nossos alunos, propiciando um clima de solidariedade e de respeito mútuo, enfatizando a cultura de paz não somente dentro do ambiente escolar, mas também no convívio familiar e social de uma forma em geral.
  2. Objetivos Específicos:
·         Levar os alunos a compreenderem o que é bullying e quais são as reais e possíveis consequências desta prática.
·         Levar os alunos a reconhecerem que essas “brincadeiras” ferem e humilham os colegas, podendo ocasionar traumas irreparáveis por toda uma vida.
·         Buscar, juntamente com os alunos, práticas de combate ao bullying.
·         Adotar medidas atitudinais cotidianas de combate ao bullying.
·         Conscientizá-los da importância e do valor do outro, que apesar das diferenças podemos e somos todos iguais.
  1. Metodologia:
·         Pesquisas/Práticas de Bullying e Cyberbullying
·         Debates
·         Filme: Amanda Todd (youtube)
           O xadrez das cores
      Menina bonita do laço de fita

·         Mural com depoimentos (anônimos)
·         Cartazes de combate ao bullying
·         Texto xerocopiado sobre o bullying para entregar para cada aluno do Colégio.
·         Urna para denúncias
  1. Estratégias e Recursos:
è Formar grupos onde os alunos possam criar cartazes em sala, solicitar anteriormente que eles tragam de casa todo o material para confeccionar os cartazes em sala e apresentá-los à turma (obs.: os grupos serão direcionados de forma a “quebrar” os grupinhos já formados, levando-os a trabalhar com outros alunos que geralmente não têm uma aproximação com os “guetos” diferenciados em sala de aula).
èSolicitar como atividade extra sala pesquisas sobre o tema estudado.
è Com a ajuda dos alunos confeccionar o mural com os desenhos e textos dos mesmos.
è Assistirmos em sala os filmes sugeridos com solicitação de um parecer pessoal de cada aluno em forma de resenha ou resumo no caderno.
è  Sugestão de livros:
“E se fosse com você” – Sandra Saruê
Branca de Neve e os Sete Anões
* Texto: Poema da Paz (Madre Tereza de Caucutá).
  1. Cronograma:
1ª Aula: Abertura do tema, com abordagem sobre o assunto, escutando os alunos e escrevendo no quadro as palavras chaves que caracterizam a prática do bullying.
2ª Aula: Separar os grupos para que possam trocar idéias e se prepararem para o seminário.
3ª Aula: Confecção dos cartazes.
4ª Aula: Apresentação do seminário.
5ª Aula: Doc. Amanda Todd
              Discussão sobre o Cyberbullying
6ª Aula: Filme: Menina Bonita do Laço de Fita
               Discussão sobre o preconceito e a importância de entendermos que somos todos iguais.
7ª Aula: Filme: O xadrez das cores
8ª Aula: Confecção do mural.
9ª Aula: Apresentação em todas as salas sobre o Projeto conta o Bullying

  1. Culminância: (Conclusão)
Ao final do bimestre faremos um mural na escola apresentando todo o material confeccionado, entregaremos um texto (xerocopiado) para cada aluno da escola, esclarecendo sobre o Bullying e divulgando sobre a urna que será instalada em um ponto extratégico da escola para possíveis denuncias da prática de Bullying, praticada por nossos alunos .
  1. Avaliação:
Processual, visando observar a participação dos alunos na realização das atividades: textos, cartazes, seminários e pesquisas.
  1. Fontes:
   
  1. Anexos:
Fotos dos alunos, confeccionando o material e apresentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário