Projeto: Escola sem Bullying
- Tema:
Escola sem Bullying
- Duração: de 8
semanas
- Justificativa: Atualmente,
vemos e ouvimos as mídias, as famílias, as escolas e as pessoas de uma
forma em geral falar sobre bullying, principalmente quando acontece uma
tragédia em que um adolescente (geralmente) a™dentra uma instituição
escolar e mata alunos, funcionários, professores e na grande maioria das
vezes, também se matam. Pronto! Na mesma hora todos os meios de
comunicação estão divulgando e debatendo o assunto.
Passa-se
um tempo (pouco tempo) e o assunto é esquecido, até que ocorra outro
“incidente” (infelizmente) tão ou quanto pior que o anterior.
O
Bullying sempre existiu e quem nunca foi vítima, expectador ou autor de
bullying?
Comumente, vemos no ambiente escolar
crianças, desde muito pequenas, e adolescentes colocando apelidos nos colegas,
discriminando-os por serem negros, obesos, por diferirem na orientação sexual,
por pertencerem a religiões distintas, por pertencerem aos mais variados guetos
da atualidade. Para muitos, tudo isso pode parecer normal, ou simplesmente
entendido como brincadeira de crianças e/ou adolescentes, mas para aqueles que
sofrem ou sofreram bullying por parte destes “valentões”, provavelmente nunca
esquecerão.
Não há tradução para a palavra
bullying na língua portuguesa, mas podemos relacioná-la a superioridade física
para intimidar alguém, ou seja, o “valentão”, aquele que utiliza-se de sua
“superioridade” para apelidar, ofender, humilhar, discriminar, excluir, isolar,
ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, agredir,
bater, chutar, empurrar, ferir etc outrem.
Segundo DREYER (2005), além de
causar danos cruéis, o bullying está disseminado nas escolas, e seus
comportamentos característicos tendem a aumentar rapidamente com o avanço da
idade dos alunos. Trabalhos internacionais têm demonstrado que a prática do
bullying pode ocorrer a partir dos três anos de idade, quando a
intencionalidade desses atos já pode ser observada (NETO, 2005). Os motivos que
levam a esse tipo de violência são extremamente variados e estão relacionados
com as experiências que cada indivíduo tem em sua família e/ou comunidade.
Produzido de forma repetitiva por um período
prolongado de tempo contra uma mesma pessoa;
Acontece de forma direta e/ou indireta, por
meio de agressões morais, sociológicas e psicológicas, demonstrando uma relação
de desequilíbrio de poder, o que dificulta a defesa da vítima. (FANTE,
2005)
- Objetivo
Geral: Buscaremos, através deste trabalho, mobilizar
o corpo docente, discente, o administrativo, o grupo pedagógico e toda a
comunidade escolar desta instituição escolar (Colégio Delta) a buscar
ações de combate à prática do bullying entre nossos alunos, propiciando um
clima de solidariedade e de respeito mútuo, enfatizando a cultura de paz
não somente dentro do ambiente escolar, mas também no convívio familiar e
social de uma forma em geral.
- Objetivos
Específicos:
·
Levar os alunos a compreenderem o que é bullying e
quais são as reais e possíveis consequências desta prática.
·
Levar os alunos a reconhecerem que essas
“brincadeiras” ferem e humilham os colegas, podendo ocasionar traumas
irreparáveis por toda uma vida.
·
Buscar, juntamente com os alunos, práticas de
combate ao bullying.
·
Adotar medidas atitudinais cotidianas de combate ao
bullying.
·
Conscientizá-los da importância e do valor do
outro, que apesar das diferenças podemos e somos todos iguais.
- Metodologia:
·
Pesquisas/Práticas de Bullying e Cyberbullying
·
Debates
·
Filme: Amanda Todd (youtube)
O xadrez das cores
Menina bonita do laço de fita
·
Mural com depoimentos (anônimos)
·
Cartazes de combate ao bullying
·
Texto xerocopiado sobre o bullying para entregar
para cada aluno do Colégio.
·
Urna para denúncias
- Estratégias
e Recursos:
è Formar grupos onde os alunos
possam criar cartazes em sala, solicitar anteriormente que eles tragam de casa
todo o material para confeccionar os cartazes em sala e apresentá-los à turma
(obs.: os grupos serão direcionados de forma a “quebrar” os grupinhos já
formados, levando-os a trabalhar com outros alunos que geralmente não têm uma
aproximação com os “guetos” diferenciados em sala de aula).
èSolicitar como atividade extra
sala pesquisas sobre o tema estudado.
è Com a ajuda dos alunos
confeccionar o mural com os desenhos e textos dos mesmos.
è Assistirmos em sala os filmes
sugeridos com solicitação de um parecer pessoal de cada aluno em forma de
resenha ou resumo no caderno.
è
Sugestão de livros:
“E
se fosse com você” – Sandra Saruê
Branca
de Neve e os Sete Anões
*
Texto: Poema da Paz (Madre Tereza de Caucutá).
- Cronograma:
1ª Aula: Abertura do tema, com
abordagem sobre o assunto, escutando os alunos e escrevendo no quadro as
palavras chaves que caracterizam a prática do bullying.
2ª Aula: Separar os grupos para que
possam trocar idéias e se prepararem para o seminário.
3ª Aula: Confecção dos cartazes.
4ª Aula: Apresentação do seminário.
5ª Aula: Doc. Amanda Todd
Discussão sobre o Cyberbullying
6ª Aula: Filme: Menina Bonita do
Laço de Fita
Discussão sobre o preconceito e a
importância de entendermos que somos todos iguais.
7ª Aula: Filme: O xadrez das cores
8ª Aula: Confecção do mural.
9ª Aula: Apresentação em todas as
salas sobre o Projeto conta o Bullying
- Culminância:
(Conclusão)
Ao final
do bimestre faremos um mural na escola apresentando todo o material
confeccionado, entregaremos um texto (xerocopiado) para cada aluno da escola,
esclarecendo sobre o Bullying e divulgando sobre a urna que será instalada em
um ponto extratégico da escola para possíveis denuncias da prática de Bullying,
praticada por nossos alunos .
- Avaliação:
Processual,
visando observar a participação dos alunos na realização das atividades:
textos, cartazes, seminários e pesquisas.
- Fontes:
- Anexos:
Fotos dos
alunos, confeccionando o material e apresentando.
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