quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Valores - Apresentação Mostra Cultural Colégio Delta Jd. Goiás


PROJETO VALORES

Ética: Valores que definem o que:
• Quero
• Posso
• Devo
Porque nem tudo que eu quero eu posso,
Nem tudo que eu posso eu devo e
Nem tudo que eu devo eu quero!
(Mario Sérgio Cortella)


  1. Tema: O Valor dos Valores
  2. Duração: 10 aulas (02 meses)
  3. Justificativa:
                         Desde o nosso nascimento nos é ensinado o que é certo ou errado e, a partir disso, passamos a reproduzir esses “valores” em nossos meios sociais.
                          Falar de valores hoje é um tanto quanto complicado, posto que as tradições e o bons modos estão sendo superados pelos modismos cibernéticos das redes sociais e da má educação que influencia culturalmente nossos jovens, adolescentes e crianças.
                          A Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral, imoral e amoral, certo ou errado, bom ou mau.
                           Cada sociedade e cada cultura instituíram uma moral, ou seja, definiram o que seria permitido, decidiram proibir algumas atitudes e determinar a conduta correta e a incorreta, entre o bem e o mal.
                           Ao observarmos os jovens, adolescentes e crianças, podemos observar o quanto esses valores ( Moral, Ética, Respeito, Educação, Responsabilidade, Tolerância etc), estão gradativamente desaparecendo do mundo atual.
                           De acordo com Leonardo Boff, somente através dos 4 princípios da ética, acolitados por quatro virtudes, imprescindíveis para a consolidação de uma nova ordem.
                           Os quatro princípios são:
  • CUIDADO: é uma relação de não agressão e de amor à Terra e a qualquer outro ser. Para os orientais, o equivalente ao cuidado é a compaixão.
  • RESPEITO: o respeito reconhece e acolhe o outro como outro e se propõe a conviver pacificamente com ele. Ético é respeitar ilimitadamente tudo o que existe e vive.
  • RESPONSABILIDADE UNIVERSAL: com os meios de destruição já construídos, a humanidade pode, por falta de responsabilidade, se autoeliminar e danificar a biosfera.
  • COOPERAÇÃO INCONDICIONAL: O mercado globalizado se rege pela mais rígida competição, sem espaço para a cooperação. Todos cooperam entre si para coevoluir e para assegurar a biodiversidade.
                         
                            As quatro virtudes:
  • HOSPITALIDADE: esta virtude será fundamental face ao fluxo dos povos e aos milhões de refugiados climáticos que surgirão nos próximos anos.
  • CONVIVÊNCIA COM OS DIFERENTES: devemos aprender (reaprender) a conviver, a trocar, a nos completar e a nos aceitar incondicionalmente como espécie humana, com nossas diferenças culturais, sociais, raciais etc.
  • TOLERÂNCIA: reconhecer o direito do outro de existir como diferente e garantir-lhe sua plena expressão.
  • COMENSALIDADE: todos os seres humanos devem ter acesso solidário e suficiente aos meios de vida e à seguridade alimentar.


  1. OBJETIVO GERAL:
 * Buscaremos, través deste trabalho, conscientizar os alunos da necessidade de resgatar alguns princípios, valores e ética, que por vários motivos têm se afastado ( e se perdido) em meio à este mundo globalizado, industrializado e altamente informatizado.


  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Buscar conscientizar os alunos que a falta de educação e respeito (disseminado por um grande número de crianças, adolescentes,  jovens s adultos), atualmente tem nos afastado da qualidade de humanos que somos.
  • Levantar ( apontar) os valores humanos e entende-los como precursores da nossa convivência social.
  • Conscientiza-los da importância e do valor do outro, que apesar das diferenças, podemos conviver harmoniosamente ( podemos e devemos).
  • Conhecer os sete pecados capitais.
  • Fazer um levantamento dos exemplos de desvalorização do ser humano, como: aborto, exclusão social, desemprego, fome, miséria, prostituição, pedofilia etc.

  1. METODOLOGIA:
  • Pesquisas
  • Seminários
  • Filme: O Auto da Compadecida
  • Debates
  • Aulas explicativas e discursivas
  • Vídeo: Os princípios da Moral e da Ética – Leonardo Boff
  • Dinâmica dos balões
  • Tirinha da Mafalda
  • Textos xerocopiados

  1. ESTRATÉGIAS E RECURSOS:
  • Solicitar pesquisas sobre o tema;
  • Assistirmos ao documentário do sociólogo Leonardo Boff e abriremos uma discussão em forma de GU/GO;
  • Atividade em forma de questionário;
  • Assistir ao filme  “O Auto da Compadecida” e entregar uma resenha;
  • Apresentação em grupo, em forma de seminário, sobre o texto “Aquilo”.

  1. CRONOGRAMA:
1ª AULA -  Apresentação do tema com aula expositiva.
2ª AULA- Aula expositiva sobre a origem da Moral e da Ética, com abertura para os alunos participarem com opiniões e fazendo argumentações.
3ª AULA – Análise de duas tirinhas da Mafalda.
4ª AULA – Aula expositiva sobre Moral, Amoral e Imoral, com argumentação e participação dos alunos.
5ª AULA  - Vídeo – Os cinco Princípios da Ética ( Leonardo Boff).
6ª AULA – GU/GO  sobre a importância das regras sociais e morais para a sobrevivência humana.
7ª AULA – Fazer uma lista com as principais regras estabelecidas pelos pais e/ou familiares de cada aluno (a) – com uma pesquisa previamente realizadas por eles – em suas respectivas residências, abrindo uma discussão sobre a importância e a relevância destas regras.
Fazer uma relação entre o Código de Hamurábi e as leis atuais.
8ª AULA – Formar grupos, fazer a leitura do texto “Aquilo” e organizar as apresentações.
9ª e 10ª AULAS -  Apresentações em forma de seminário com “Aquilo” materializado.

  1. CULMINÂNCIA (CONCLUSÃO) – Ao final do bimestre faremos uma avaliação escrita, relacionando o conteúdo abordado com o filme “O Auto da Compadecida”.

  1. AVALIAÇÃO: Processual e gradativa mediante as apresentações, participação individual e avaliação escrita sobre o assunto estudado.

  1. Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=ozxoOOaE__U

leonardo boff os 5 princípios da ética


12. Apresentação da encenação teatral, acima apresentado de forma brilhante pelos alunos do 9º ano.

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