PROJETO VALORES
Ética: Valores que
definem o que:
• Quero
• Posso
• Devo
Porque nem tudo que eu quero eu posso,
Nem tudo que eu posso eu devo e
Nem tudo que eu devo eu quero!
• Quero
• Posso
• Devo
Porque nem tudo que eu quero eu posso,
Nem tudo que eu posso eu devo e
Nem tudo que eu devo eu quero!
(Mario Sérgio
Cortella)
- Tema: O Valor dos Valores
- Duração: 10 aulas (02 meses)
- Justificativa:
Desde o nosso
nascimento nos é ensinado o que é certo ou errado e, a partir disso, passamos a
reproduzir esses “valores” em nossos meios sociais.
Falar de valores hoje
é um tanto quanto complicado, posto que as tradições e o bons modos estão sendo
superados pelos modismos cibernéticos das redes sociais e da má educação que
influencia culturalmente nossos jovens, adolescentes e crianças.
A Moral é o conjunto
de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas
regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos
sobre o que é moral, imoral e amoral, certo ou errado, bom ou mau.
Cada sociedade e
cada cultura instituíram uma moral, ou seja, definiram o que seria permitido,
decidiram proibir algumas atitudes e determinar a conduta correta e a
incorreta, entre o bem e o mal.
Ao observarmos os
jovens, adolescentes e crianças, podemos observar o quanto esses valores (
Moral, Ética, Respeito, Educação, Responsabilidade, Tolerância etc), estão
gradativamente desaparecendo do mundo atual.
De acordo com
Leonardo Boff, somente através dos 4 princípios da ética, acolitados por quatro
virtudes, imprescindíveis para a consolidação de uma nova ordem.
Os quatro princípios
são:
- CUIDADO: é uma relação de não agressão e de amor à
Terra e a qualquer outro ser. Para os orientais, o equivalente ao cuidado
é a compaixão.
- RESPEITO: o respeito reconhece e acolhe o outro
como outro e se propõe a conviver pacificamente com ele. Ético é respeitar
ilimitadamente tudo o que existe e vive.
- RESPONSABILIDADE UNIVERSAL: com os meios de destruição
já construídos, a humanidade pode, por falta de responsabilidade, se
autoeliminar e danificar a biosfera.
- COOPERAÇÃO INCONDICIONAL: O mercado globalizado se
rege pela mais rígida competição, sem espaço para a cooperação. Todos
cooperam entre si para coevoluir e para assegurar a biodiversidade.
As quatro virtudes:
- HOSPITALIDADE: esta virtude será fundamental face
ao fluxo dos povos e aos milhões de refugiados climáticos que surgirão nos
próximos anos.
- CONVIVÊNCIA COM OS DIFERENTES: devemos aprender
(reaprender) a conviver, a trocar, a nos completar e a nos aceitar
incondicionalmente como espécie humana, com nossas diferenças culturais,
sociais, raciais etc.
- TOLERÂNCIA: reconhecer o direito do outro de
existir como diferente e garantir-lhe sua plena expressão.
- COMENSALIDADE: todos os seres humanos devem ter
acesso solidário e suficiente aos meios de vida e à seguridade alimentar.
- OBJETIVO GERAL:
* Buscaremos, través deste trabalho,
conscientizar os alunos da necessidade de resgatar alguns princípios, valores e
ética, que por vários motivos têm se afastado ( e se perdido) em meio à este
mundo globalizado, industrializado e altamente informatizado.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Buscar conscientizar os alunos que a falta de
educação e respeito (disseminado por um grande número de crianças,
adolescentes, jovens s adultos),
atualmente tem nos afastado da qualidade de humanos que somos.
- Levantar ( apontar) os valores humanos e
entende-los como precursores da nossa convivência social.
- Conscientiza-los da importância e do valor do
outro, que apesar das diferenças, podemos conviver harmoniosamente (
podemos e devemos).
- Conhecer os sete pecados capitais.
- Fazer um levantamento dos exemplos de
desvalorização do ser humano, como: aborto, exclusão social, desemprego,
fome, miséria, prostituição, pedofilia etc.
- METODOLOGIA:
- Pesquisas
- Seminários
- Filme: O Auto da Compadecida
- Debates
- Aulas explicativas e discursivas
- Vídeo: Os princípios da Moral e da Ética – Leonardo
Boff
- Dinâmica dos balões
- Tirinha da Mafalda
- Textos xerocopiados
- ESTRATÉGIAS E RECURSOS:
- Solicitar pesquisas sobre o tema;
- Assistirmos ao documentário do sociólogo Leonardo
Boff e abriremos uma discussão em forma de GU/GO;
- Atividade em forma de questionário;
- Assistir ao filme
“O Auto da Compadecida” e entregar uma resenha;
- Apresentação em grupo, em forma de seminário, sobre
o texto “Aquilo”.
- CRONOGRAMA:
1ª AULA - Apresentação do tema com aula expositiva.
2ª AULA- Aula
expositiva sobre a origem da Moral e da Ética, com abertura para os alunos
participarem com opiniões e fazendo argumentações.
3ª AULA –
Análise de duas tirinhas da Mafalda.
4ª AULA – Aula
expositiva sobre Moral, Amoral e Imoral, com argumentação e participação dos
alunos.
5ª AULA - Vídeo – Os cinco Princípios da Ética (
Leonardo Boff).
6ª AULA –
GU/GO sobre a importância das regras
sociais e morais para a sobrevivência humana.
7ª AULA –
Fazer uma lista com as principais regras estabelecidas pelos pais e/ou
familiares de cada aluno (a) – com uma pesquisa previamente realizadas por eles
– em suas respectivas residências, abrindo uma discussão sobre a importância e
a relevância destas regras.
Fazer uma
relação entre o Código de Hamurábi e as leis atuais.
8ª AULA –
Formar grupos, fazer a leitura do texto “Aquilo” e organizar as apresentações.
9ª e 10ª AULAS
- Apresentações em forma de seminário
com “Aquilo” materializado.
- CULMINÂNCIA (CONCLUSÃO) – Ao final do bimestre
faremos uma avaliação escrita, relacionando o conteúdo abordado com o
filme “O Auto da Compadecida”.
- AVALIAÇÃO: Processual e gradativa mediante as
apresentações, participação individual e avaliação escrita sobre o assunto
estudado.
- Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=ozxoOOaE__U
leonardo boff
os 5 princípios da ética
12. Apresentação da encenação teatral, acima apresentado de forma brilhante pelos alunos do 9º ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário