IMPRESSIONISMO
|
|
Tempo/Local
|
Foi um movimento que surgiu na pintura francesa do século XIX,
vivia-se nesse momento a chamada Belle Époque.
** O
pontilhismo foi um movimento artístico originário do impressionismo, teve o
seu surgimento na França por volta de 1880.
|
Características
|
Surgido na França em 1874, o impressionismo foi um movimento artístico
que passou a explorar, de forma conjunta, a intensidade das cores e a
sensibilidade do artista.
A
pintura deve mostrar os pontos que os objetos adquirem ao refletir a luz do
corpo num determinado momento, pois as cores da natureza mudam todo dia,
dependendo da incidência da luz do sol;
É
também, com isto, uma pintura instantânea (captação do momento), recorrendo,
inclusivamente, à fotografia;
As
figuras não devem ter contornos nítidos, passando a ser a mancha/cor;
As
sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que
nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista;
Os
contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores
complementares.
As
cores e tonalidades, devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas
pinceladas. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se tornar óptica;
Valorização
de decomposição das cores;
Rompe
completamente com o passado;
A
pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a
luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam
constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
As
figuras não devem ter contornos nítidos;
Os impressionistas rejeitavam as convenções da arte acadêmica vigente
na época. As pinturas do Impressionismo captavam as impressões perceptivas de
luminosidade, cor e sombra das paisagens, por isso pintavam o mesmo quadro em
diferentes horários do dia.
Os impressionistas
retratam em suas telas os reflexos e efeitos que a luz do sol produz nas
cores da natureza. A fonte das cores estava nos raios do sol.
Ênfase
nos temas da natureza, principalmente de paisagens;
- Uso de técnicas de pintura que valorização a ação
da luz natural;
- Valorização da decomposição das cores;
- Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena
retratada;
- Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.
|
Contexto
Histórico
|
No aprimoramento técnico, em todos os setores do desenvolvimento
industrial, reinava o desejo do novo, de substituir tudo por coisas novas e
industrializadas.
Imperava a máquina fotográfica.
Diante disso, o artista teve que repensar seu momento para mudar sua
arte.
A Revolução Industrial significou a substituição da ferramenta pela
máquina, e foi a consequêcia do capitalismo como modo de produção dominante.
|
Temática
|
As
paisagens em geral, a burguesia, os salões de festas, o nu artístico e até
bailarinas foram fonte de inspiração para os pintores;
Os impressionistas buscavam retratar em suas obras os efeitos da luz
do sol sobre a natureza, por isso, quase sempre pintavam ao ar livre.
A retratação de uma imagem mais de uma vez, porém em horários e
luminosidades diferentes, era algo normal. Além disso, as figuras não
deveriam ter contornos nítidos e o preto jamais poderia ser utilizado; até as
sombras deveriam ser luminosas e coloridas.
|
Precursores
|
-Claude
Monet: Impressão, Nascer do Sol, Ponte sobre Hève na Vazante, Camille
-
Edgar Degas: Cavalos de Corrida, Retrato de duas meninas, A banheira, A
primeira bailarina.
-
Pierre-Auguste Renoir: Mulher com sombrinha, Menina com espigas, Banhista
enxugando a perna direita.
A primeira exposição pública impressionista foi
realizada em 1874, em Paris, onde participou o expositor Claude Monet.
|
Brasil
|
No
Brasil seria mais adequado falar de obras impressionistas, porque quase não
tivemos artistas exclusivamente dedicados e inseridos neste movimento.
**O pontilhismo
no Brasil chamou a atenção de artistas como Belmiro de Almeida, Eliseu
Visconti, Rodolfo Chambelland, Artur Timóteo da Costa e Guttmann Bicho, entre
outros.
Literatura:
Raul
Pompeia (O Ateneu)
|
Sugestões de atividades, para tornar as aulas de Arte (ou como eu prefiro dizer História da Arte) muito mais inteligentes, participativas e produtivas.
segunda-feira, 4 de setembro de 2017
IMPRESSIONISMO (Resumo)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário