segunda-feira, 4 de setembro de 2017

IMPRESSIONISMO (Resumo)

IMPRESSIONISMO
Tempo/Local
Foi um movimento que surgiu na pintura francesa do século XIX, vivia-se nesse momento a chamada Belle Époque.
** O pontilhismo foi um movimento artístico originário do impressionismo, teve o seu surgimento na França por volta de 1880.
Características
Surgido na França em 1874, o impressionismo foi um movimento artístico que passou a explorar, de forma conjunta, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista. 
A pintura deve mostrar os pontos que os objetos adquirem ao refletir a luz do corpo num determinado momento, pois as cores da natureza mudam todo dia, dependendo da incidência da luz do sol;
É também, com isto, uma pintura instantânea (captação do momento), recorrendo, inclusivamente, à fotografia;
As figuras não devem ter contornos nítidos, passando a ser a mancha/cor;
As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista;
Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares.
As cores e tonalidades, devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se tornar óptica;
Valorização de decomposição das cores;
Rompe completamente com o passado;
A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
As figuras não devem ter contornos nítidos;
Os impressionistas rejeitavam as convenções da arte acadêmica vigente na época. As pinturas do Impressionismo captavam as impressões perceptivas de luminosidade, cor e sombra das paisagens, por isso pintavam o mesmo quadro em diferentes horários do dia.
Os impressionistas retratam em suas telas os reflexos e efeitos que a luz do sol produz nas cores da natureza. A fonte das cores estava nos raios do sol.
Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens;
 - Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural;
 - Valorização da decomposição das cores;
 - Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada;
 - Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.
Contexto Histórico
No aprimoramento técnico, em todos os setores do desenvolvimento industrial, reinava o desejo do novo, de substituir tudo por coisas novas e industrializadas.
Imperava a máquina fotográfica.
Diante disso, o artista teve que repensar seu momento para mudar sua arte.
A Revolução Industrial significou a substituição da ferramenta pela máquina, e foi a consequêcia do capitalismo como modo de produção dominante.
 
Temática
As paisagens em geral, a burguesia, os salões de festas, o nu artístico e até bailarinas foram fonte de inspiração para os pintores;
Os impressionistas buscavam retratar em suas obras os efeitos da luz do sol sobre a natureza, por isso, quase sempre pintavam ao ar   livre.
A retratação de uma imagem mais de uma vez, porém em horários e luminosidades diferentes, era algo normal. Além disso, as figuras não deveriam ter contornos nítidos e o preto jamais poderia ser utilizado; até as sombras deveriam ser luminosas e coloridas.
Precursores
-Claude Monet: Impressão, Nascer do Sol, Ponte sobre Hève na Vazante, Camille
 - Edgar Degas: Cavalos de Corrida, Retrato de duas meninas, A banheira, A primeira bailarina.
 - Pierre-Auguste Renoir: Mulher com sombrinha, Menina com espigas, Banhista enxugando a perna direita. 
 A primeira exposição pública impressionista foi realizada em 1874, em Paris, onde participou o expositor Claude Monet. 
Brasil
No Brasil seria mais adequado falar de obras impressionistas, porque quase não tivemos artistas exclusivamente dedicados e inseridos neste movimento.

**O pontilhismo no Brasil chamou a atenção de artistas como Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti, Rodolfo Chambelland, Artur Timóteo da Costa e Guttmann Bicho, entre outros.

Literatura:
Raul Pompeia (O Ateneu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário