segunda-feira, 4 de setembro de 2017

EXPRESSIONISMO (Resumo)

EXPRESSIONISMO
Tempo/Local
O Expressionismo surge no final do século XIX, na Alemanha, em oposição ao Impressionismo. Com características que ressaltam a subjetividade.
Características
Deformação da imagem visual e cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas.
 O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. O pincel (ou a espátula) vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões.
Preferência pelo patético, trágico e sombrio. O artista vive não apenas o drama do homem, mas também da sociedade.
Contexto Histórico
Seu marco ocorreu na Alemanha, durante os anos anteriores a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e que se prolongaria até ao fim do período entre guerras (1918-1939), atingiu vários pintores num momento em que o país atravessava um período de guerra. As obras de arte expressionistas mostram o estado psicológico e as denúncias sociais de uma sociedade que se considerava doente e na carência de um mundo melhor. Pode-se dizer que o Expressionismo foi mais que uma forma de expressão, ele foi uma atitude em prol dos valores humanos num momento em que politicamente isto era o que menos interessava. 
Temática
Pretendia realizar uma pintura dramática, angustiante, com sensações dolorosas sobre o destino do homem.
Os temas mais recorrentes das obras expressionistas eram o amor, o ciúme, o medo, a solidão, a miséria humana e a prostituição.



Precursores
O principal precursor deste movimento foi o pintor holandês Vincent Van Gogh, que, com seu estilo único, já manifestava, através de sua arte, os primeiros sinais do expressionismo.
Pablo Picasso,
O norueguês Edvard Munch, autor da conhecida obra O Grito.
Na década de 40, surge o expressionismo abstrato, com o norte-americano Jackson Pollock.
Brasil
Podemos destacar, nas artes plásticas, os artistas expressionistas mais importantes:
Candido Portinari, que retratou em suas telas a migração do povo nordestino para as grandes cidades e a vida dos agricultores, operários e desfavorecidos. 
Anita Malfatti - pode ser considerada a artista que introduziu as vanguardas européias em território brasileiro. Retratou em suas obras retratos nus, cenas populares cotidianas e paisagens. Usou cores fortes e violentas em suas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário