sábado, 17 de setembro de 2016

Barroco
(Resumo)

            A arte barroca teve seu início na Itália, ao final do século XVI e início do século XVIII. A partir daí, se difundiu pelos países da Europa e chegou até as colônias, como, por exemplo, o Brasil. A palavra 'barroco', de origem portuguesa, significa uma pedra preciosa imperfeita, com os seus formatos irregulares.
            As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista.
            Essa grandiosidade é explicada pela situação histórica, marcada pela reação da Igreja Católica ao movimento protestante e ao mesmo tempo pelo desenvolvimento do regime absolutista. Dessa maneira temos uma arte diretamente comprometida com essa nova realidade.       A igreja católica adotou o formato artístico em suas construções e propagou a nova onda cultural por vários países do continente europeu.
            O mundo passava por diversas descobertas e reformas sociais e políticas. A religião católica estava perdendo muitos membros para os seguidores da ideologia de Martin Lutero, com o protestantismo.
            É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria.
            As obras do movimento Barroco apresentam características fortes e vivas, o que mexe com o emocional do ser humano. Ao se deparar com as construções e/ou pinturas da arte barroca, é possível observar os detalhes e a proximidade que elas têm com os seres humanos. O sentimento nas obras, a beleza, eram características bem fortes.
            O Barroco chegou ao continente americano, juntamente com os colonizadores europeus. Muitas das construções dos países da América são da arte barroca. O Brasil, por exemplo, possui algumas cidades onde ainda existem essas edificações, como é o caso de Ouro Preto, em Minas Gerais. No estado da Bahia, encontram-se enormes igrejas, dos séculos passados e a influência da arte barroca se faz presente.
            Não apenas em grandes edificações é que o Barroco exerce influência, mas também em objetos de decoração, como os móveis, por exemplo. Ainda hoje existem camas, cômodas e outros acessórios desenhados de acordo com esse tipo de arte. Era comum o uso deles nos palácios reais, como por exemplo o Palácio de Versalhes, onde residia o rei Luís XIV, da França.
            A arte barroca marcou a história no campo da música. A partir desse movimento, surgiram os grandes mestres da música erudita, além do nascimento dos gêneros como a ópera, a suíte (é como se chama o conjunto de movimentos instrumentais dispostos com algum elemento de unidade para serem tocados sem interrupções) e os concertos.
            Nas pinturas era comum o ponto de vista medieval e os ideais renascentistas, ou seja, havia a mistura de luz e sombra nas pinturas; a literatura combinava os pensamentos racionais com os irracionais. A imagem das divindades ganhava formas humanas, na mistura entre o homem e Deus, a fé e a razão, os seres celestiais, nas pinturas, eram homens e mulheres.
            No movimento Barroco, há uma valorização do contraste entre as coisas opostas, chamada de culto do contraste. Neles, os extremos são colocados em um mesmo lugar e mesma obra, como forma de aproximação dos extremos, como a junção do sagrado e do profano, a juventude e a velhice, os céus e a terra, pecado e o perdão, dentre outros.
            O pessimismo também é outra característica encontrada na arte barroca, assim como o conflito entre o 'eu' e o mundo, em que os autores se sentiam divididos entre razão e fé. Na arte barroca, encontram-se alguns atributos que relatam o sofrimento do ser humano, com miséria e dor.
                        No Brasil, o Barroco chega no século XVIII, com os colonos europeus, na mesma época em que permeavam as ideias iluministas e o pensamento racionalista e antropocêntrico     A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidades auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam uma intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento.
            O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Suas obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil.
            Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.

As principais características da pintura barroca:

* Emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio.
* Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;
* Entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;
* Violentos contrastes de luz e sombra;
* Pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.
* As obras pictóricas barrocas tornaram-se instrumentos da Igreja, como meio de propaganda e ação. Isto não significa uma pintura apenas de santos e anjos, mas de um conjunto de elementos que definem a grandeza de Deus e de suas criações. Os temas favoritos devem ser procurados na Bíblia ou na mitologia greco-romana.
* Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
* Realista, abrangendo todas as camadas sociais.
* Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.

 As principais características da escultura barroca:

* A escultura barroca teve um importante papel no complemento da arquitetura, tanto na decoração interior como exterior, reforçando a emotividade e a grandiosidade das igrejas. Destaca-se principalmente as obras de Bernini, arquiteto e escultor que dedicou sua obra exclusivamente a projeção da Igreja Católica, na Itália. A principal característica de suas obras é o realismo, tendo-se a impressão de que estão vivas e que poderiam se movimentar.
* As esculturas em mármore procuraram destacar as expressões faciais e as características individuais, cabelos, músculos, lábios, enfim as características específicas destoam nestas obras que procuram glorificar a religiosidade. Multiplicavam-se anjos e arcanjos, santos e virgens, deuses pagãos e heróis míticos, agitando-se nas águas das fontes. Suas características são: o predomínio das linhas curvas, dos drapeados das vestes e do uso do dourado; e os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.

 As principais características da arquitetura barroca:

* Na arquitetura barroca, a expressão típica são as Igrejas, construídas em grande quantidade durante o movimento de Contra-Reforma. Rejeitando a simetria do renascimento, destacam o dinamismo e a imponência, reforçados pela emotividade conseguida através de meandros, elementos contorcidos e espirais, produzindo diferentes efeitos visuais, tanto nas fachadas quanto no desenho dos interiores. Quanto à arquitetura sacra, compõe-se de variados elementos que pretendem dar o efeito de intensa emoção e grandeza. O teto elevado e elaborado com elementos de escultura dão uma dimensão do infinito; as janelas permitem a penetração da luz de modo a destacar as principais esculturas; as colunas transmitem uma impressão de poder e de movimento.



BARROCO NO BRASIL
O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.
Podemos citar algumas obras de Aleijadinho : Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).

Atividade:

1.      O que significa a palavra “Barroco”?
2.      Quais foram as principais barreiras que o barroco rompeu?
3.      Cite o contexto histórico da arte barroca.
4.      Quais são as forças antagônicas que surgem na arte barroca?
5.      Explique como o barroco chegou ao continente americano.
6.      Quais são as principais localidades em que encontramos vestígios da arte barroca no Brasil?
7.      Quais são as referências musicais no barroco?
8.      Quais são as características do pessimismo na arte barroca?
9.      Cite as principais características da pintura barroca.
10.  Cite as principais características da escultura barroca.
11.  Cite as principais características da arquitetura barroca.

12.  Escreva a biografia do artista barroco mineiro Aleijadinho, e justifique seu apelido.

Fichamento - História do Teatro

HISTÓRIA DO TEATRO
(Fichamento prof.ª Dorvany de Oliveira)



· Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o lugar onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história para uma plateia.
· Acredita-se que desde a pré – História, os seres humanos daquela época já praticavam encenações teatrais, porém  apenas como uma forma de se comunicar entre si ou para os rituais sobrenaturais na intenção de se comunicar e geralmente homenagear os deuses.
· O teatro, em suas primeiras manifestações era tido como algo sagrado, as pessoas acreditavam que por meio de rituais e encenações era possível invocar deuses e forças da natureza para fazer chover ou para tornar a terra mais fértil.  Até hoje, muitos povos, principalmente do Oriente, ainda exercem esta prática ligando-a ao sagrado.
· Ninguém sabe ao certo como e quando surgiu o teatro, acredita-se que foi na Grécia antiga, por volta do século IV a.C. que oficialmente surgiu as peças teatrais, muito próximo do que conhecemos atualmente. O termo grego “Theatron”, significa “lugar para ver”, e as “Notheatron” eram realizadas cerimônias religiosas em homenagem ao deus Baco, deus do vinho. Eram grandes festas, em que as pessoas cantavam, dançavam e narravam poesias chamadas de “ditirambo” (canto litúrgico, poesias em que se celebravam o vinho e Baco)
· Uma coisa curiosa sobre as encenações gregas, era que as mulheres não faziam parte das peças teatrais, por não serem consideradas cidadãs. Por isso as peças gregas eram encenadas com máscaras.
· Somente no Renascimento (XV) surgiram os teatros parecidos com os de hoje, com casas com palco e plateia. Surgindo também neste período a Ópera, mistura de música com teatro.
· Dramaturgia é a arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos da peça de teatro.
·  Os Saltimbancos: atores nômades que fazem exibições em troca de dinheiro e/ou comida. Surgiram durante a Idade Média, na Europa. Como este teatro não tinha nada de religioso, seus atores e atrizes foram perseguidos pela Igreja Católica, por serem considerados fora da lei, os saltimbancos passaram a usar máscaras, para não serem reconhecidos.
· William Shakespeare (1564-1616), o mais famoso dramaturgo e poeta de todos os tempos, escreveu mais de 38 peças, que estão divididas entre comédias, tragédias e peças históricas. Shakespeare não publicava suas peças, na época, não havia direitos autorais. Escreveu peças que ficaram muito conhecidas, como: Romeu e Julieta, Hamlet (“Ser ou não ser eis a questão”) e Sonho de uma noite de verão.
·  No Brasil surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa, que visavam a catequização dos indígenas, bem como a integração entre portugueses, índios e espanhóis.
·  Durante a Ditadura Militar no Brasil (1964 – 1984) o teatro brasileiro sofreu a censura prévia, levando o teatro a um retrocesso produtivo. Com o fim do Regime Militar, o teatro tentou recobrar seus rumos e estabelecer novas diretrizes. Surgiram grupos e movimentos de estímulo a uma nova dramaturgia.
· Quando surgiu o cinema, por volta de 1895, na França, as pessoas pensavam que o teatro teria o seu fim anunciado. Porém, o grande diferencial do teatro em relação ao cinema é que, o teatro é fascinante, pois é um jogo de imaginação. O teatro é uma arte viva, ou seja, depende de quem atua e de quem assiste.

· Existem muitos gêneros de teatro: comédia, drama, fantoche, musical, tragédia, tragicomédia, ópera, etc.


Fonte: várias pesquisas